sábado, 5 de dezembro de 2009

Falando sobre o assunto


Este comentário devia seguir o primeiro, mas por se tratar de um assunto árido fui postergando do mesmo modo que fiz para falar do problema que estava passando. Mas em posse dos resultados a gente tem que notificar os amigos mais a mão, digo assim pois nem consegui falar com muitos amigos próximos e queridos, foi difícil demais. Inevitável também falar com a família. Muito difícil pois aquela dor que a gente esta sentindo é transmitida com muita intensidade. To enrolando, dá pra perceber como e difícil. Você tem que acreditar que tudo dará certo, que vamos enfrentar e passar pelo tratamento da melhor maneira possível, por este ponto de vista você repete pra você mesmo e incorpora a mensagem do mesmo modo que se faz com o diagnóstico e todo o resto. E ai tem que responder e falar sobre o que vai acontecer ate a cura. Os cabelos vão cair, os enjoos, as alterações de humor, e com uma filha adolescente assegurar que tudo será feito pra a vidinha dela siga o caminho mais natural. Compromissos de escola, passeios, saídas pra cinema e muito tempo pra conversa. Ela foi muito objetiva com o que incomodava a ela e a gente conversa muito. O lance dos cabelos, contar pros amigos mais queridos, evitar comentários com outros não tão próximos. Riscos futuros, morte, dificuldades financeiras, tudo deve ser respondido e abordado. Tive muita ajuda do pai dela que se colocou ao meu lado e tem ajudado em tudo que solicito. Juntos passaremos por esta fase e ajudaremos nossa filha neste momento de atribulações. Agradeço imensamente a minha família natural e também a minha família em Jesus que não mede esforços pra me apoiar. Aos amigos que não comuniquei, minhas desculpas, toda vez que a gente repete a historia doí, prefiro falar que estou em tratamento para minha plena recuperação.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Que mega hair que nada, a moda agora é máquina zero


De posse de todos os exames, ultrassom daqui e de lá, tomografia, cintilografia óssea e anátomo patológico com imunohistoquimica, tudo bem complicado mas necessário pra identificar (nome, RG e CPF) o tumor que resolveu se alojar no meu seio. Com base nos resultados, o meu médico montou o meu tratamento que teria a duração de algo como 6 meses, era o nosso plano de despejo. Cai fora, Já pra rua!!!!!
Conversamos sobre enjôo, dores no corpo, queda de cabelo. Os remédios da quimioterapia são definidos de acordo com a identidade do tumor, localização e estágio da doença. Invariavelmente a quimioterapia apresenta um ou mais efeitos colaterais, mas a gente tem que usar de todas as armas nesta hora pra mandar embora esta coisa do nosso corpo. Fui orientada a cortar os cabelos antes de iniciar o tratamento, a queda era certa e com a quimioterapia o couro cabeludo fica bastante sensível levando a um incomodo ao se passar a maquininha.
Estava tranqüila com isso, sou do tipo que muda muito o corte de cabelo, comprido, curto, chapinha, escova, natural desgranhado, tudo pode.....Achei que ficaria bem de Sinead O' Connor (cantora irlandesa da década de 90). Fui num salão do supermercado, pra que chocar as madames dos salões chiques de Campinas com meu radicalismo? Ok, os amigos vão comentar que era isso que eles esperavam de mim, um salão chique no horário de pico, entrar cabeluda e sair careca deixando pra trás minhas madeixas vermelhas pra chocar a mulherada. Pensando bem perdi a foto e o momento.....
No salão do supermercado, o cabeleireiro é que ficou meio incomodado e perguntou se tratava-se de alguma promessa, já a senhora do caixa, muito mais sensível, percebeu rapidamente do que se tratava e me presenteou com um par de brincos. Quando me lembro disto não seguro as lagrimas de reconhecer a tamanha delicadeza de que as pessoas ainda são capazes.
A partir deste dia passei a usar o boné da minha filhota, as vezes não usava nada, mais depois que a careca se definiu de vez , uma nova discussão foi gerada. Com a cabeca e a testa do mesmo tom de rosa claro, aliada a falta de cilios e uma sobrancelha quase imperceptivel, fiquei com uma carinha assim esquisita, apesar dos meus olhos azuis agora chamarem a atenção de todos, não dava pra falar que fiquei bonita.
A careca e seus possiveis comentários incomodavam muito a minha filha adolescente, por ela comprei uma peruca que fica a maior parte do tempo dentro do armário, mas sua função de dar um tempo pra cabecinha adolescente esta sendo cumprida.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A gordura de urso

Morei por dois anos no Canadá, estava entediada da minha rotina e solicitei um estagio (fellowship) em Alberta, parecia uma coisa de maluca, tinha no Brasil uma situação estável, emprego na Universidade, consultório cheio, mas a possibilidade de mudar o rumo da minha vida foi mais atraente. De médico e louco ..... Passaporte carimbado, apartamento alugado la fui eu com minha filha e irma pra Alberta. Teve de tudo, o deslumbramento, ofertas de emprego e também decepções. Afinal aqui eu já tinha minha posição bem definida, minha opinião era ouvida, as discussões funcionavam de outra forma. La fora apesar de bem aceita outros detinham a palavra final. Apesar de toda a minha experiência eu tinha assumido que estava la pra aprender. Difícil navegar na cultura alheia. Reagir de forma diferente, baixar a cabeça, adaptar...... Quase todo paciente de câncer consegue relacionar o surgimento de sua doença com uma situação adversa, a minha foi a minha relação com o fellowship. O Canadá foi maravilhoso, novos amigos, paisagens lindas e um super treinamento na cozinha que resultou em uma experiência muito boa. O frio canadense foi cruel no primeiro ano, sabe como é demorei pra comprar um carro ai usava o transporte publico que funciona bem e as caminhadas. Na verdade tive que juntar a grana antes pra comprar o carro e a caminhada era um jeito de tentar manter o peso. Difícil não engordar com tanto muffin e panquecas com mapple. Num dos dias de janeiro ao voltar a pé, apos o plantão, a temperatura registrada marcou menos 42 graus. Imaginou ? Garanto que foi pior que isso. Você já reparou como eles, acostumados a este clima por meses seguidos circulam pra la e pra ca em trajes bem menos pesados que a gente quando a temperatura aqui bate uns 12 graus? E bem possível que a gordura marrom, aquela que temos no corpo pra combater o frio seja um pouquinho mais desenvolvida neles, assim como nos ursos.....

Um dos exames necessários pra se avaliar o estagio da doença chama-se PET CT, não precisa xilicar não estou aqui pra decifrar o submundo destas siglas complicadas. Ta interessado, da uma gugada (pesquisa no google) e pronto. O que aconteceu comigo foi que apos marcar, fazer e pagar uma grana pelo tal exame recebi a noticia de que não tinha dado certo. Como a sala e refrigerada a tal gordura marrom resolveu entrar em ação e captou parte do marcador comprometendo o resultado do exame. Será que dois anos foram suficientes pra eu começar a minha transformação em ursa? Tudo bem que eu havia ganho uns quilinhos e que depilação era meio complicada por la mas mantinha uma certa freqüência das minhas visitas aos spas da White Avenue. Ok, pra refazer o exame me vesti com algumas roupas quentinhas e com a ajuda de outro remédio consegui realizar o PET. O melhor de tudo foi o resultado que mostrava que o tumor não havia se alastrado. Obrigada Jesus!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Este poema de Drummond é de uma simplicidade e intensidade que choca.

Sempre adorei Drummond e pro meu momento atual tem tudo a ver.

Diante de uma dificuldade ou obstrução, são inúmeras as reações disponíveis de acordo com o momento. To falando difícil, relaxa, é o meu primeiro relato, ainda em fase de aquecimento.

Voltemos a pedra, o que fazer? Bem eu decidi sentar e conversar com ela. Tá bom, to forçando a barra, tenho uma confissão a fazer: meus amigos mais íntimos com certeza vão concordar, sou mais pro tipo dar um grande bico na pedra e simplesmente seguir em frente , não sem antes reclamar !!&@&& um bocado. Mas não dá pra fugir da fragilidade que nos cerca neste momento. O medo que invade o coração ......

Tenho 45 anos, sou médica e após uma temporada de 2 anos no Canadá retornei pra Campinas pra retomar a minha rotina. Pois ai as coisas tomam outro rumo. Com poucas semanas em casa recebi o diagnóstico de Câncer de Mama e vivi intensamente a toda a reviravolta que se segue a isto. O medo, a insegurança, a frustração .... Não que eu seja boca suja mas cabe aqui uma série de palavrinhas desagradáveis que vieram na cabeça mas que decidi deixar de fora do relato. Que tal a sinalização gráfica da coisa.?#$@!!!&. Difícil não ser melodramatica neste começo, mas já sinalizava uma reação.

Era um momento tão especial, retornando ao meu ap., comprando carro, resgatando uma identidade que tinha ficado meio em suspense por conta do projeto canadense.

Chorei um bocado, principalmente com os amigos mais próximos. Abri meu coração e deixei a Fé me preencher. Em todos os momentos desde a minha chegada ao Brasil o salmo de 23 estava presente e fez todo o sentido. Até na novela da 7 ele apareceu pra me encorajar e a tantas outras que viviam o mesmo diagnóstico. Com isso entendi que teria que passar por isso escolhi deixar as reclamações de lado e buscar o fortalecimento na minha relação com Deus, com a família, com os amigos, comigo mesma. Tenho que falar que conviver com a fatalidade é bem diferente de parar de lutar com ela. Desta forma, renovada, procurei me informar do que poderia fazer pra passar por esta fase da melhor maneira possível . Contei com uma mãe e filha maravilhosas, irmãos, cunhadas e sobrinhos fantásticos e amigos excepcionais. Tenho noção do quanto fui exigente do amor e atenção deles e eles simplesmente mostram o quanto minha imaginação ainda estava limitada pro tanto que eles tinham a me oferecer.

Meu médico também foi muito importante, seguro, tranqüilo e muito carinhoso me acolheu e iniciou o melhor tratamento pro meu caso. Sempre respondeu minhas questões de forma honesta e objetiva e imaginem como é difícil ter como paciente outro médico. Passei pelo estadiamento. Que fase dura, exames não cobertos pelo plano de saúde e muita insegurança. Acho que nesta hora passou pela minha cabeça chutar a pedra, mas ela era grande demais, e o estrago seria igualmente grande....