quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A gordura de urso

Morei por dois anos no Canadá, estava entediada da minha rotina e solicitei um estagio (fellowship) em Alberta, parecia uma coisa de maluca, tinha no Brasil uma situação estável, emprego na Universidade, consultório cheio, mas a possibilidade de mudar o rumo da minha vida foi mais atraente. De médico e louco ..... Passaporte carimbado, apartamento alugado la fui eu com minha filha e irma pra Alberta. Teve de tudo, o deslumbramento, ofertas de emprego e também decepções. Afinal aqui eu já tinha minha posição bem definida, minha opinião era ouvida, as discussões funcionavam de outra forma. La fora apesar de bem aceita outros detinham a palavra final. Apesar de toda a minha experiência eu tinha assumido que estava la pra aprender. Difícil navegar na cultura alheia. Reagir de forma diferente, baixar a cabeça, adaptar...... Quase todo paciente de câncer consegue relacionar o surgimento de sua doença com uma situação adversa, a minha foi a minha relação com o fellowship. O Canadá foi maravilhoso, novos amigos, paisagens lindas e um super treinamento na cozinha que resultou em uma experiência muito boa. O frio canadense foi cruel no primeiro ano, sabe como é demorei pra comprar um carro ai usava o transporte publico que funciona bem e as caminhadas. Na verdade tive que juntar a grana antes pra comprar o carro e a caminhada era um jeito de tentar manter o peso. Difícil não engordar com tanto muffin e panquecas com mapple. Num dos dias de janeiro ao voltar a pé, apos o plantão, a temperatura registrada marcou menos 42 graus. Imaginou ? Garanto que foi pior que isso. Você já reparou como eles, acostumados a este clima por meses seguidos circulam pra la e pra ca em trajes bem menos pesados que a gente quando a temperatura aqui bate uns 12 graus? E bem possível que a gordura marrom, aquela que temos no corpo pra combater o frio seja um pouquinho mais desenvolvida neles, assim como nos ursos.....

Um dos exames necessários pra se avaliar o estagio da doença chama-se PET CT, não precisa xilicar não estou aqui pra decifrar o submundo destas siglas complicadas. Ta interessado, da uma gugada (pesquisa no google) e pronto. O que aconteceu comigo foi que apos marcar, fazer e pagar uma grana pelo tal exame recebi a noticia de que não tinha dado certo. Como a sala e refrigerada a tal gordura marrom resolveu entrar em ação e captou parte do marcador comprometendo o resultado do exame. Será que dois anos foram suficientes pra eu começar a minha transformação em ursa? Tudo bem que eu havia ganho uns quilinhos e que depilação era meio complicada por la mas mantinha uma certa freqüência das minhas visitas aos spas da White Avenue. Ok, pra refazer o exame me vesti com algumas roupas quentinhas e com a ajuda de outro remédio consegui realizar o PET. O melhor de tudo foi o resultado que mostrava que o tumor não havia se alastrado. Obrigada Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário