sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Que mega hair que nada, a moda agora é máquina zero


De posse de todos os exames, ultrassom daqui e de lá, tomografia, cintilografia óssea e anátomo patológico com imunohistoquimica, tudo bem complicado mas necessário pra identificar (nome, RG e CPF) o tumor que resolveu se alojar no meu seio. Com base nos resultados, o meu médico montou o meu tratamento que teria a duração de algo como 6 meses, era o nosso plano de despejo. Cai fora, Já pra rua!!!!!
Conversamos sobre enjôo, dores no corpo, queda de cabelo. Os remédios da quimioterapia são definidos de acordo com a identidade do tumor, localização e estágio da doença. Invariavelmente a quimioterapia apresenta um ou mais efeitos colaterais, mas a gente tem que usar de todas as armas nesta hora pra mandar embora esta coisa do nosso corpo. Fui orientada a cortar os cabelos antes de iniciar o tratamento, a queda era certa e com a quimioterapia o couro cabeludo fica bastante sensível levando a um incomodo ao se passar a maquininha.
Estava tranqüila com isso, sou do tipo que muda muito o corte de cabelo, comprido, curto, chapinha, escova, natural desgranhado, tudo pode.....Achei que ficaria bem de Sinead O' Connor (cantora irlandesa da década de 90). Fui num salão do supermercado, pra que chocar as madames dos salões chiques de Campinas com meu radicalismo? Ok, os amigos vão comentar que era isso que eles esperavam de mim, um salão chique no horário de pico, entrar cabeluda e sair careca deixando pra trás minhas madeixas vermelhas pra chocar a mulherada. Pensando bem perdi a foto e o momento.....
No salão do supermercado, o cabeleireiro é que ficou meio incomodado e perguntou se tratava-se de alguma promessa, já a senhora do caixa, muito mais sensível, percebeu rapidamente do que se tratava e me presenteou com um par de brincos. Quando me lembro disto não seguro as lagrimas de reconhecer a tamanha delicadeza de que as pessoas ainda são capazes.
A partir deste dia passei a usar o boné da minha filhota, as vezes não usava nada, mais depois que a careca se definiu de vez , uma nova discussão foi gerada. Com a cabeca e a testa do mesmo tom de rosa claro, aliada a falta de cilios e uma sobrancelha quase imperceptivel, fiquei com uma carinha assim esquisita, apesar dos meus olhos azuis agora chamarem a atenção de todos, não dava pra falar que fiquei bonita.
A careca e seus possiveis comentários incomodavam muito a minha filha adolescente, por ela comprei uma peruca que fica a maior parte do tempo dentro do armário, mas sua função de dar um tempo pra cabecinha adolescente esta sendo cumprida.

2 comentários:

  1. Yellow- significa um estado de espirito que reflete alegria

    ResponderExcluir
  2. Otília,
    tenho outra amiga que está em tratamento para Ca de mama cujo diagnóstico foi feito na mesma época que o seu. Ela tem 48 anos, sem filhos, solteira o o que sempre a incomdou e aos outros era sua obesidade. Seu nome é Cybelle, e do mesmo modo que você ela decidiu que não seria possível usar peruca; raspou a cabeça e trabalha , vai a festas, churrascos com seu novo corte de cabelo e já ameaçou que se o cabelo começar a crescer cacheado ela irá cobrir com lenço!!!!

    Talvez seja mais fácil para ela, pois não tem que driblar o sofrimento de sua filha adolescente que se apresenta em formas diversas: lágrimas, agressividade, críticas,indiferença... enfim todos os sentimentos que experimentamos quando a residência de nossso espírito esta sendo sacudida!

    Concordo com você e a Cybelle, que megahair que nada...Bj com muito carinho,

    Dulce

    ResponderExcluir