sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Amazona - A Guerreira Interior

Elas eram as integrantes duma antiga nação de guerreiras, alguns relatos mencionam guerreiras que removiam um dos seios para melhor utilização do arco e flecha durante as guerras. Eram vistas como grandes oponentes nos campos de batalha. Corajosas e destemidas enfrentavam seus desafios e impunham respeito e temor sob seus adversários. Hoje o campo de batalha é outro e as guerreiras da atualidade tem um ou os dois seios removidos (mastectomizados), algumas vezes apenas parte do seio é retirada. Entretanto sofrem esta mutilação por outra causa: precisam vencer a luta contra o câncer mamário. É preciso deixar claro que o procedimento cirúrgico faz parte do tratamento do câncer de mama. A retirada de parte do seio ou  sua totalidade é  baseada no tipo de câncer, tamanho do tumor e  localização. Outros tratamentos estão em estudo e quem sabe no futuro a cirurgia e sua conseqüente mutilação da figura feminina venha a ser coisa do passado. Acredito que qualquer um consiga imaginar a angustia que envolve este tratamento. Mexe diretamente com a autoestima  feminina, uma vez que o seio desempenha um importante papel na identidade sexual da mulher. Felizmente existem recursos pra se trabalhar a estética da coisa, arruma daqui, silicone pra lá e um  seio novinho em folha vem preencher o que nos foi retirado. Resta trabalhar a cabeça pra lidar com estas mudanças que em conjunto querem roubar nossa feminilidade. Logicamente que em primeiro lugar quero continuar viva, e como guerreira amazona abro mão dos peitos por um bem melhor.....Então vamos entrar na faca, mas antes é preciso tirar TODAS as dúvidas com seu médico, perguntar sobre os procedimentos e seus tempos, como e quando fazer a cirurgia reparadora, sobre o uso de prótese de silicone, as possíveis complicações, as cicatrizes e como ficará o resultado estético final. De preferência vá acompanhada, é muita informação e por causa do stress é bem provável que escute sem realmente entender todo processo que terá pela frente. Pra muita gente basta a palavra cirurgia e ai.......Puff, desconecta do resto. Comigo aconteceu de iniciar o tratamento com a quimioterapia e a programação cirúrgica posterior era bem clara, a temida mastectomia radical, só me faltava mesmo começar a treinar com o arco e flecha. Porém a resposta a quimioterapia foi muito boa e novas possibilidades se abriram no horizonte.

4 comentários:

  1. Oi Otilia, estou torcendo e rezando para que amanhã seja tudo um sucesso e que mais esta meta seja alcançada!!Bjos e boa sorte.
    Fernanda Millen

    ResponderExcluir
  2. Bi,
    Amanha sera o seu renascimento, sofrido e dolorido, porem sera o primeiro dia de uma longa e linda caminhada que se abrira nesta floresta onde esta AMAZONA reinara. Nao se esqueça do batom vermelho!.
    Jesus, Maria e Jose estarao te vigiando. Peça a Virgem Maria que guie as maos do cirurgiao e do patologista.
    Mil bjs querida amiga AMAZONA.
    Analogia por analogia, vc sempre se pareceu mais com a Joana Darc.
    Soraya

    ResponderExcluir
  3. Tudo segue seu caminho e força não lhe falta como orações e torcida. Vc vence sim!!. Bj Raquel

    ResponderExcluir
  4. Estou passando pela mesma luta que você,de forma um pouco diferente,fiz primeiro a mastectomia e depois iniciei a quimio (a branquinha) ,senti tudo fisicamente parecido e emocionalmente fortalecida compartilhando esses momentos que você descreveu tão bem,ri muito com algumas passagens e admiro a sua coragem de se expor pois estou ainda com dificuldade com a careca. Te desejo muita sorte na cirurgia e fique tranquila que a cirurgia plastica hoje faz milagres.Tb.sou médica mas no momento sou uma amazona lutando pela vida.
    Bjos.Boa sorte
    Márcia

    ResponderExcluir